Nutrição e Câncer
- Admin
- 28 de jul. de 2016
- 1 min de leitura

O câncer pode afetar muito as necessidades nutricionais do organismo, aumentando as chances de desnutrição devido à falta de apetite, aumento do gasto de energia e aumento da queima de gordura e massa muscular, características relacionadas tanto a doença como consequências dos tratamentos, tudo isso afetando a qualidade de vida. O paciente com câncer pode apresentar alguns sintomas desconfortáveis causados pela própria doença ou mesmo pelo tratamento. Para estes casos algumas medidas preventivas podem ser úteis. Daí a importância do tratamento multidisciplinar, incluindo acompanhamento nutricional.

A agressividade e a localização do tumor, os órgãos envolvidos, as condições clínicas, imunológicas e nutricionais impostas pela doença e magnitude na terapêutica são fatores que podem comprometer o estado nutricional do paciente, com graves implicações prognósticas, e interferir diretamente no tratamento, seja ele cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico. Nos casos em que faz parte do tratamento a quimioterapia, a Nutrição auxilia os pacientes com efeitos colaterais como mucosite, esofagite, diarreia, obstipação, náuseas, vômitos, alteração de paladar, saliva espessa e viscosa e boca seca. “Estes casos podem ser monitorados com uma nutrição oral adequada, podendo contar também com suplementos nutricionais e até auxílio de alimentação enteral.
Nos tratamentos com pacientes oncológicos é fundamental o acompanhamento do nutricionista, Em alguns casos, se o paciente não tiver um acompanhamento nutricional adequado, a desnutrição pode levá-lo a óbito, mesmo com o câncer controlado.
Marcação de consulta:
(87) 3831-7690 / 3831-3651 / 99907-8468
Rua Inocêncio Gomes De Andrade, 696 Centro Serra Talhada – PE
(Próximo Da São Vicente)
Comments