Nutrição & Diabetes
- Admin
- 13 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
O Diabetes é uma doença crônica, ou seja, uma doença que não tem cura. Mas assim como qualquer doença crônica existe um controle. O paciente Diabético pode conviver muito bem com a doença se fizer um tratamento adequado. Hoje em dia existem muitos alimentos próprios para os Diabéticos, mas ainda existem muitas dúvidas em relação à isso.

Nutrição e Diabetes estão diretamente relacionadas pois uma boa dieta para diabéticos é realmente eficaz a fim de manter o controle glicêmico. Uma dieta pobre de açucares e carboidratos pode ajudar a evitar muitas complicações originadas pela doença. A dieta não cura a diabetes, mas fará com que você tenha uma melhor qualidade de vida e mantenha a doença sob controle sem variações ou picos e consequentemente diminuir o uso de medicamentos.

A primeira consulta com o nutricionista, deve ocorrer logo após a consulta com o médico que fez o diagnóstico de diabetes. Assim, toda a ansiedade em relação à alimentação vai ser atenuada e mais rapidamente haverá melhora da glicemia. A quantidade dos alimentos também será um fator fundamental para deixar o nível de açúcar no sangue controlado. Mas essa quantidade é individualizada. Para saber isso é necessário passar por uma avaliação nutricional individualizada.

O diabetes é classificado em dois tipos:
Diabetes tipo 1 É a Condição crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.
Diabetes tipo 2 É a Condição crônica que afeta o modo como o corpo processa o açúcar no sangue (glicose).
Alguns sintomas mais comuns no inicio da doença são:
Cansaço;
Perda de peso;
Sede excessiva;
Excesso de urina;
Fome excessiva;
Visão embasada;
Cicatrização deficiente;
Cetoacidose diabética e etc.
O que é cetoacidose? A cetoacidose diabética é uma complicação do diabetes tipo 1, sendo muitas vezes o primeiro sinal da doença. Como há ausência de insulina, as células não recebem glicose e precisam arranjar outra fonte para gerar energia. Os sinais e sintomas da cetoacidose são náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental, prostração e dificuldade respiratória.
Já está comprovada a influência do estado nutricional na manutenção da saúde e no controle de doenças. Por esse motivo, é importante identificar indivíduos portadores ou em condições de desenvolver processos de má nutrição, a fim de permitir sua correção e/ou favorecer uma recuperação eficaz. Uma avaliação nutricional tem como objetivo primário determinar o estado nutricional do indivíduo, que é uma condição que cada ser possui para responder às necessidades energéticas exigidas pelo seu metabolismo.
Procure um nutricionista especializado em DM e adquira novos e saudáveis hábitos alimentares.
Marcação de consulta:
(87) 3831-7690 / 3831-3651 / 99907-8468
Rua Inocêncio Gomes De Andrade, 696 Centro Serra Talhada – PE
(Próximo Da São Vicente)
Commenti